Cervejaria artesanal – um negócio promissor

Viver de cerveja é um sonho que, para muitos, já ultrapassou o imaginário. O mercado de cervejaria artesanal avançou admiráveis 130% nos últimos 5 anos, gerando aproximadamente 170 mil produtos novos.

Além da representatividade de 1,5% na economia nacional e do faturamento agrupado de números que beiram os R$ 130 bilhões, o que muito contribui para o sucesso dessa forma de negócio é o combinado entre aparatos que facilitam seu preparo e a paixão de quem produz.

Em uma palestra, Philipp Schwarz, beer sommelier e coordenador de destilação da Weyermann, comentou sobre a produção de uísque e sobre um equipamento que reduz o tempo necessário de envelhecimento, sem perder a nobreza do produto. Isso serve como insight para o mercado cervejeiro. É a prova de que a tecnologia está avançando para beneficiar o setor e que o cervejeiro encontra cada vez mais alternativas para tornar o seu negócio viável e, o que é melhor, rentável!

Segundo a Revista da Cerveja, o segredo do sucesso mora nos detalhes e nichos. Há muitas marcas no mercado? Sim! Há marcas que atendem todos os segmentos e públicos? A resposta já deixa de ser positiva. O público-alvo costuma ser das classes A e B e do sexo masculino, assim como os rótulos e sabores em alta costumam ser os mais clássicos. Dar um passo para fora dessa bolha pode ser a grande sacada para conseguir o lucro desejado.

Para começar como homebrew ou já partir para o mercado, claro, ainda é preciso pesquisar, se estruturar, comprar a cozinha certa e colocar a mão na massa. Mas, por sorte, como já falamos, atualmente a produção já é bem mais viável.

Apesar da concorrência, há bastante espaço para receber novos rótulos. De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, a Abracerva, a previsão de crescimento para a indústria da cerveja artesanal em 2019 era de 25%.

Além disso, as cozinhas não ocupam mais tanto espaço e os processos são mais automatizados, permitindo que você se dedique mais ao que realmente importa: produzir uma grande cerveja.

Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!