Como escolher a levedura certa como fermento para produzir cerveja?

Se a água define o volume e o rumo das características da cerveja, o malte revela a cor, o corpo e o sabor, e o lúpulo tempera e dá aroma, então qual o papel da levedura? Ela transforma o mosto em cerveja, confere aromas e sabor. Escolher a levedura certa é a dúvida de muitos que ingressam no universo cervejeiro. Uma escolha errada pode causar uma mudança drástica de estilo ou até “estragar” a receita.

Para começar, conheça os detalhes do estilo escolhido para produção, o teor alcoólico almejado e o sabor. Existem muitas espécies de levedura, mas as mais utilizadas são as Saccharomyces cerevisiae (Ale), Saccharomyces Pastorianus (Lager) e Brettanomyces sp.

Se você já conhece alguns fermentos e quer escolher um estilo para começar a produção, você pode verificar com o fabricante ou até realizar pesquisas para saber com quais estilos as leveduras se adaptam.

É claro que pouco nesse mundo cervejeiro é regra inquebrável. Se você é profissional ou mesmo um homebrewer um pouco mais experiente, nada o impede de ousar e experimentar. Pode ser que, ao misturar leveduras ou usar uma diferente do estilo desejado você obtenha um resultado bem diferente, mas, quem sabe, seja uma deliciosa experiência!

Então prepare sua cozinha, separe as leveduras que você tem aí e comece o experimento!

Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!