Saiba como ganhar eficiência na BeerBot 500

A BeerBot 500 é uma cozinha desenvolvida para uso profissional, cuja capacidade produtiva pode atingir 40 mil litros por mês. Seus principais diferenciais são a rentabilidade, a praticidade e suas proporções compactas, com processo completamente automatizado, passível de alteração para manual, se desejado. Para o cervejeiro, significa produzir grandes cervejas de maneira padronizada, em menos tempo e com mais lucro. Sua capacidade total é de 950 litros e do tubo para malte de 130 kg.

Vamos agora dar cinco dicas de como ganhar eficiência na BeerBot 500, praticadas por nossos cervejeiros especialistas.

1 - Para começar, deve-se usar um bom moinho e trabalhar com a moagem um pouco mais fina. Atenção aqui para o “um pouco”: ela não pode ser tão grossa, mas também não deve fazer farelo da casca.

2 - Aqui, os cervejeiros usam uma pá que ajuda a agilizar o processo. Trata-se de um equipamento com aproximadamente 1,70 m, com uma base de 25 cm de largura e a mesma com 20 cm de altura, contendo vários furos. Ao utilizar a pá, ganha-se bastante torque para mexer o malte. Os furos, por sua vez, ajudam a quebrar os grumos que se formam para, então, homogeneizar bem o bagaço.

3 - Usar 150 a 200 litros da água total para lavagem final dos grãos (sparge) quando o cesto do malte estiver suspenso é uma ótima alternativa para ganhar mais eficiência. Ou, se preferir a comodidade, você também pode iniciar a brassagem com a quantidade de água total.

4 - Atenção a esse dica! O ajuste correto do pH durante a brassagem é fundamental para tirar o melhor proveito do malte. Normalmente, durante a mostura, usa-se pH entre 5,4 a 5,6 para converter amido em açúcar sem causar adstringência na cerveja, e, na fervura, o pH é de 5,1 a 5,3 para obter uma melhor qualidade sensorial de amargor.

5 - É básico, mas também importante ressaltar que o malte utilizado deve ser de boa procedência, assim como as enzimas, caso resolva usar aditivos para facilitar a conversão.

Como na BB500 você tem informações de tempo, temperatura, etapa e situação atualizadas instantaneamente no painel, fica fácil saber quando as intervenções devem ser feitas. A AllBot também tem um canal bem aberto de comunicação e está sempre à disposição para tirar eventuais dúvidas e fornecer mais dicas de como otimizar seus processos. Para mais informações ou dúvidas é só enviar uma mensagem para 47 99901-2962.

Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!